Os Mitos Da Evolução Humana
11:59 | Author: Inês
"A noção básica de que a vida evolui é tão certa quanto a existência da gravidade, ou a ideia de que a Terra é um esferóide. Chamamos fatos a essas noções altamente comprovadas quando elas escapam sistematicamente a todas as tentativas de provar que são falsas. A Evolução não é um mito." (citação, página 10)

Num título sugestivo, este livro aborda, um sem número de, temas que vão desde o desmistificar de mitos criados pelo ser humano em relação à Ciência, passando pela pormenorizada descrição dos vários ancestrais humanóides, dando no final uma "previsão" do futuro.
Numa questão de oito capítulos e apenas cento e cinquenta e oito páginas os dois autores, Niles Eldredge e Ian Tattersall divagam acerca dos mitos que nós, Homem Contemporâneo, temos sobre a nossa origem e natureza como espécie. De uma forma, um tanto ou quanto excessiva, abordam a física como a única ciência exacta e a molécula de água como chave fundamental e base do reduccionismo.
No decorrer dos capítulos, é explorada a Teoria Evolucionista de Darwin e a Teoria Sintética da Evolução, havendo sempre uma comparação com o Criacionismo, sendo do meu ponto de vista a parte mais interessante desta obra, conseguindo através de uma linguagem simples e perfeitamente perceptivel.
No capítulo cinco são então descritos, alguns ancestrais do Homo sapiens sapiens, ainda que de uma forma enfadonha, mas bastante pormenorizada e com o auxilio de alguns esquemas ilustrativos.
Algo invulgar, e de salientar bastante interessante, neste livro é o facto de os autores citarem e nomearem alguns filmes e outros livros ao longo utilizando-os como exemplos explicativos das suas ideias.
Globalmente, nao fiquei particularmente adepta d'Os Mitos Da Evolução Humana, mas como aquisição de algumas curiosidades e conhecimento relativo para principiantes a antropólogos aconselho bastante.
This entry was posted on 11:59 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

On 28 de dezembro de 2008 às 04:08 , Unknown disse...

Falta a referência à editora, para além de não ter seguido na integra o Guião de Leitura.Mas a sua análise é interessante, assim como o seu blogue.

 
On 28 de dezembro de 2008 às 08:16 , Inês disse...

Julguei nao ser necessario seguir o guiao na intrega e optei por ser "diferente" dentro do que era pedido. A editora é portanto Zahar Editores, encontra se na etiqueta do post.