Todos os dias, mesmo debaixo do nosso nariz acontece um "massacre" para o qual nós contribuimos, sem sequer termos consciencia disso mesmo...


Falo de um acontecimento de proporções dramáticas que assenta basicamente na plantação de um tipo de palmeira que dá uns frutos grandes e vermelhos de onde se extrai um dos óleos mais utilizados em termos de produtos comuns para o ser humano.Talvez dado o seu elevado rendimento uma vez que um único hectare (2.5 acres) pode produzir até 7 toneladas de óleo.


Quando digo produtos comuns falo de um largo espectro de produtos, que passa por produtos alimentares,secos ou pré cozinhados, bem como produtos de higiene, maquilhagem, detergentes...


Este óleo que é extraido desta palmeira encontra se nos produtos pelo nome de ÓLEO DE PALMA, e é um dos principais responsaveis pela desflorestação das florestas topicais do Bórneu, Malásia e Indonésia.


As emissões de gases de efeito estufa também resultam quando a floresta é destruida para plantações de óleo de palma. Pior, as plantações de óleo de palma suportam baixos níveis de biodiversidade, significando que a maioria das plantas e animais que haviam naquela área da floresta vão se mudar ou morrer.


Aquando do desgaste do solo dessa area, a solução mais facil para os grandes produtores de palma, sera uma nova desflorestação sem que haja recuperação do antigo terreno, significando perda de VIDA, BIODIVERSIDADE e evidentemente alterações no funcionamento dos ecossistemas presentes nessas areas.


Uma das especies mais ameaçadas por estas atitudes sao os orangotangos, uma vez que sem dó nem piedade, sao mortos por esmagamento aquando da desflorestação, assim como desmembrados acabando por morrer pela impossibilidade de se alimentar.


QUE PODEMOS NÓS FAZER PERANTE TUDO ISTO???


É tao simples, a próxima vez que for às compras olhe para o rotulo do produto (ficará impressionado pela quantidade de produtos que contem este oleo assassino) que vai comprar e se tiver óleo de palma, substitua por outro produto semelhante, nao custa nada e os orangotangos agradecem, afinal de contas temos liberdade de escolha e como somos animais superiores, façamos a diferença mas pela positiva.
|
This entry was posted on 15:32 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comentários:

On 5 de dezembro de 2008 às 10:43 , Ana Curto disse...

Ainda bem que te lembraste deste problema ;) Parabéns, gosto muito do teu blog.
Beijinhos

 
On 10 de dezembro de 2008 às 06:09 , nUnO disse...

Além de tudo isto referido...e é uma situação grave, a palma, necessita de ser tratada..depois de uma pesquisa simples, descobri que as industrias de processamento da palma se situam próximas dos campos de cultivo para facilitar o transporte...ora, se tivermos em conta que a área florestal é abatida para a plantação da palma, tambem temos que ter em consideração que as industrias tambem tem de se implementar nesse local..isto para chegar á simples conclusão de que é necessário abater uma maior àrea florestal para albergar essas industrias...
Quando as plantações deixam de ser rentaveis, por esgotamento do solo, abandonam-se os campos e consequentemnte as indústrias...todos os materiais poluentes utilizados no fabrico degradar-se-ão, contaminando a área florestal!

Assim, podemos ter ainda uma melhor noção de todas as desvantagens do uso deste óleo!

 
On 16 de dezembro de 2008 às 10:41 , Andreia Gonçalves disse...

Já sabia e tomo atenção aos ingredientes dos produtos que compro. Nunca mais comi os meus cereais preferidos.
Bjinho

 
On 16 de dezembro de 2008 às 16:01 , Inês disse...

Em nome dos Orangotangos OBRIGADA Andreia :P ...beijocas (bigada por visitarem o blog;) )